terça-feira, 30 de junho de 2015

REJUVELAC

Como preparar  ?
Trata-se de uma bebida tônica e probiótica, extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas , microorganismos da fermentação, sais minerais e vitaminas.

Tradicionalmente o Rejuvelac é preparado a partir do grão de trigo integral previamente germinado que fica fermentando em água por um mínimo de 24 (máximo 72) horas, motivo pelo qual é um "caldo" rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.
Mas o Rejuvelac pode ser obtido a partir de qualquer cereal integral previamente germinado, ou acordado (caso da aveia e cevadinha).
Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam em beber esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.
Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.
Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias "inimigas" e as "amigas", que são necessárias à nossa sobrevivência.


Preparo da versão rápida (sem pré-germinar)
Deve ser feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido. Ideal que seja ORGÂNICO. Pode-se produzir rejuvelacs de todos os grãos integrais como centeio, aveia, arroz, painço, alpiste... Mas vamos ao tradicional de trigo!
1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.
2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.
3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).
4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I.
Adicione a ele 1 colher de sobremesa de mel (opcional) e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão.
5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.
6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.
7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).
8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.
9. Deixe em repouso por 24 horas.
10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora - ele dará um bom adubo para os vasos.
Nota:
 Esta versão de preparo do Rejuvelac é bem adequada para iniciantes. Existe uma versão mais demorada, onde o grão de trigo é primeiramente germinado e somente depois fermentado. Ambas são válidas, mas a segunda (ver Rejuvelac do Terrapia abaixo) é a mais potente. 
Importante:
a) O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.
b) O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA...
3) A princípio pode-se sentir um cheiro "ruim" no Rejuvelac (odor de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.
4) Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas.
5) Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.


Rejuvelac do Terrapia
Publicado por Maria Luiza Branco
1a parte: Germinar 1 copo de grão de trigo integral. 
2a parte: No segundo dia de germinação (semente com pequeno narizinho), passar as sementes para frasco de vidro e adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás). Cobrir com um lenço de voal. 
3a parte: Deixar fermentar por 3 dias(b) num lugar limpo, sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.
4a parte: No terceiro dia de fermentação, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água. Pode ser bebido concentrado se desejar.
5a parte: Beba  durante o dia, na quantidade que desejar. 
6a parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou. Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.
7a parte: Após obtido o terceiro Rejuvelac encerre o processo.